quarta-feira, 27 de março de 2019

História do Site J-Metal Brasil

Enviado em 16/12/2013

Em Junho de 2005, ao começar uma caçada atrás de músicas não-animê da banda Make-Up, me deparei com um usuário do programa DC++ (programa de compartilhamento famoso na época) com o nick de Orgasmxx (algo do gênero), que tinha uma imensidão de bandas intituladas como sendo de "J-Metal" (a primeira vez que vi o termo).

Ao baixar um álbum criado pelo próprio usuário, uma coletânea de nomes famosos do gênero, entre eles 44Magnum, Seikima II, Loudness, Marino, Dancer, Wow Wow e Earthshaker, me deparei com um estilo de som que nunca tinha visto antes no Japão.

E os álbuns do Make-Up? Sim, baixei todos com esse usuário, que inclusive os tinha upado direto do Vinil, já que na época a banda não tinha lançado a coletânea Blue Memories com as músicas.

Logo de cara me apaixonei por 44Magnum, Marino e Earthshaker. Com esse usuário consegui quase tudo o que tenho e conheço até hoje, Reaction, Show-Ya, Action e etc...

A Comunidade


Ao saber desse mundo japonês que desconhecia, fui rapidamente compartilhar isso no lugar mais populoso da internet no Brasil, a rede social: Orkut. Lá dei uma procurada sobre Metal japonês, e achei 2 comunidades, basicamente citando as mesmas bandas que todos citavam quando se tratava de rock pesado japonês: X-Japan, Onmyouza, e outras bandas populosas. Procurei até em sites ocidentais, e não se encontrava quase nada dessas bandas, apenas em sites do próprio Japão. Então me senti na responsabilidade de espalhar esse gênero para esse nosso lado do mundo. A coincidência (ou não), é que uma dessas duas comunidades de J-Metal estava sem dono, e na época o Orkut dava a opção de qualquer pessoa pegar o comando de uma comunidade nessas condições, e eu a peguei, e compartilhei tudo o que conhecia sobre o gênero. Todos ficaram impressionados e um pouco perdidos. Alguns já tinham ouvido falar em Loudness, e outros sabiam que o vocalista da banda Animetal havia cantado no Anthem, mas ambos sem se quer ter ouvido alguma canção das bandas em questão.

E aí começaram os downloads na comunidade, e ela foi enchendo dia após dia. Eu não fui um descobridor no ocidente desse gênero, pois alguns fãs do J-Rock atual conheciam sobre essas bandas, e até já haviam ouvido, porem, não se interessavam no som, e muito menos em compartilhá-lo. O meu trabalho foi compartilhar pelo Orkut essas bandas, que começaram a ser buscadas em vários sites do ocidente, e até estrangeiros começaram a entrar no Orkut para participar da comunidade, entre eles Americanos, Latinos e Japoneses.

Apesar de nunca ter sido creditado em nada, não pensem que não fiquei feliz com informações sobre o tema terem começado a crescer na internet, e até mesmo ter ouvido em um evento de animê no ano de 2007, um DJ tocando 44Magnum no evento. Tudo isso sempre soube que foi por influência minha, e fico feliz que o gênero tenha sido muito mais conhecido no ocidente, e principalmente no Brasil, depois de minha divulgação.

O Site

A idéia do site veio de um membro da comunidade, que foi o criador do site J-Metal Brasil em 2005 (que na época só tinha o nome de J-Metal, e era hospedado no HPG). Ele reuniu muitas informações das bandas que conhecia e foi postando. Ao ver muita coisa faltando, e que eu poderia arrumar e acrescentar, fiz uma parceria com ele e tomei conta do site.

Desde o início o site foi direcionado única e exclusivamente para os Downloads, o que continua até os dias de hoje.

Após a parceria, o antigo dono resolveu se retirar e voltar para um projeto de jogo que ele tinha, deixando o site no meu comando, e foi aí que criei o novo visual para o mesmo.

Novo Visual


Um amigo meu chamado Alexandre Esteves, web designer, criou o visual para mim, e eu o adaptei para a plataforma que estava acostumado a mexer. Esse site ficou pronto em Dezembro de 2005, e com todo o upgrade do conteúdo, só entrou no ar em Fevereiro do ano seguinte.

O site chegou a ter a parceria de vários uploaderes da comunidade J-Metal / J-Hard Rock (nome que a comunidade foi conhecida posteriormente). Entre eles Rodrigo Pellilli, Liana Ribeiro, Keoma Ferreira, Denis Bruno, Bruno Leon, Reginaldo Monteiro, Rafael Funnis, Mário Siqueira, Profeta Vinicius, Herb Jailbird, Marcelo Gomes, entre muitos outros.

Pela dificuldade da reposição dos links que ficavam ausentes, resolvi apenas deixar os downloads que eu próprio upava, pois conseguia manter, o que fez assim a frequência de visitas e e-mails para o site cair, mas ainda sim se mantendo com boas visitas e uploades.

Foi adicionado conteúdo ao site até começo de 2007, quando me ausentei do trabalho no mesmo.

Terceiro e Quarto Visual do Site


Em Abril de 2008 estreava o novo visual do site, com o diferencial das páginas serem abertas na parte central do site, sem que os menus fosse recarregados. Muito mais conteúdo foi adicionado com a atualização. No ano seguinte, em 2009, fiz novos ajustes no Layout, e mudei algumas características das páginas, entre elas as faixas roxas e acinzentadas no rotulo das informações principais de cada página, mudança da página Home, entre outros, e a estréia dessa nova atualização aconteceu em Março de 2010.

O Conteúdo


Sempre prezei, principalmente por informações de Álbuns, Eps, Singles, VHS's e DVD's (com nomes e formação de quem tocou em cada titulo), trajetórias dos músicos de cada banda, as formações das bandas catalogadas por anos, e letras de músicas, tanto em Romaji (a escrita romana, que nós no Brasil, na América toda, na maioria da Europa e muitos países da África usam), como em Kanji (escrita japonesa).

Letras de Músicas


Já romanizei centenas de letras, entre as quais temos Make-Up, Sabbrabells, Terra Rosa, Dead End, The Yellow Monkey, Presence, Marino, Earthshaker, 44Magnum, Seikima II, Night Hawks, Show-Ya, entre muitas outras.

Muitas pessoas foram responsáveis pela quantidade de letras que chegou as minhas mãos, em especial duas pessoas: Chirlind e Bun. Me mandaram diversas letras do gênero, e no caso de Chirlind, me ajudou muito com a romanização de kanjis muito difíceis, que eram muito usados na época, e não mais usados nos dias de hoje.

Sites

Vários sites foram importantes para a construção do J-Metal Brasil, principalmente sites japoneses do gênero de metal. Entre eles estão: Japan Metal Indies, Japanese Hard Rock & Heavy Metal Mania, Beas of Japanese Metal Motion, Rock Detector, Encyclopaedia Metallum, Auctions! Yahoo! Japan, entre muitos outros.

Biografias

Na época em que comecei a escrever para o site de J-Metal, achar algumas informações biográfica sobre as bandas em questão no idioma inglês, era um verdadeiro desafio, por isso tão poucas biografias produzidas pelo site. Atualmente está muito fácil encontrar esse tipo de informação na rede, com o crescimento dos usuários no Japão e no mundo, e também por terem maior conhecimento sobre esses bandas do que antigamente. Além disso também tinha a falta de prática por parte minha com a criação de biografias, e um português não tão bom como tive posteriormente, por ainda ser muito novo e inexperiente com os assuntos em questão. Tudo isso fizeram com que as biografias não fossem tão bem explicativas e com uma grafia correta, o que atualmente foi mudado com a correção e reformulação das mesmas.

Atualizações

Cuidar de um site que não te trás remuneração é muito difícil, principalmente diante dos desafios da vida. Foram inúmeras vezes que deixei de acompanhar o site, essa última a mais de 3 anos. Apesar do conteúdo ser fixo, e não precisar de muitas atualizações, existe carência de letras e atualizações de páginas de bandas, além de matérias do gênero. Muitos imprevistos e planos diferentes ocorreram com o passar dos anos, como problemas familiares, de saúde, de acesso a rede por longo tempo, e outros projetos, que tomaram o meu tempo para cuidar do site. Pretendo atualizar ao longo do tempo algumas coisas no site, arrumar e reescrever outras, mas não com tanta frequência, pois além dos encargos que todos nós temos na vida, também tenho trabalho em outro site que requer dedicação maior que esse, e também um trabalho remunerado que todos nós precisamos ter.

Agradecimentos

Agradeço a todos, de coração, que se propuseram em conhecer essas bandas, partindo das mãos de um desconhecido como eu, e aos que prestigiaram todo o conteúdo do site. O que eu pude ajudar de mediante entre vocês e o bom som do Rock japonês, eu fiz e me sinto recompensado por isso. Agradeço também aos amigos e colegas que tanto ajudaram, e que tanto divulgam até hoje o gênero, através de redes sociais, sites de vídeos onlines e uploades de Álbuns, Singles e Vídeos em sites especializados, e que continuemos a divulgar o Heavy Metal e o Hard Rock japonês pelo mundo, eu aqui no site, e vocês pela Web, até mesmo com sites e blogs do gênero.

Vida longa ao Japanese Heavy Metal! Banzai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página