quarta-feira, 27 de março de 2019

Dead End


Gênero
 
Gotic Rock / Hard Rock

Biografia
 
A Banda foi criada em Dezembro de 1984 pelo vocalista Motoyuki Ootsuka "Morrie" e pelo guitarrista Takahiro Kagawa, ambos da banda Liar, o baixista Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe" da banda Rajas, e o baterista Masaaki Tano da banda Swat, e que também integrou a banda Terra Rosa.

O primeiro show da banda foi em Março de 1985, no Osaka Bourbon House, com quase 500 pessoas, um record para uma banda em início de carreira na época.

No início de 1986 o guitarrista Takahiro Kagawa sai da banda, e em seu lugar entra Yuuji Adachi "You", da banda Jesus, e também ex-integrante da banda Terra Rosa. Logo após isso eles lançam a turnê Dademonium Break Tour '86 Vol.1.

Em Junho de 1986, eles lançam seus primeiros compactos, os singles, Replica e Worst Song, já com selo da gravadora Night Gallery.
 
Em 30 de Junho de 1986 eles lançam seu primeiro álbum, Dead Line, que vendeu 20.000 mil cópias, um feito raro para uma banda em início de carreira e sem contrato com nenhuma gravadora.
 
Dead Line

Para o lançamento do álbum a banda tocou novamente no Osaka Bourbon House, e desta vez com um total de 800 pessoas, quase o dobro da primeira apresentação na casa em 1985.
 
Crazy Cool Joe, Morrie, Masaaki Tano e You

Em 1987 eles assinaram contrato com uma das grandes gravadoras da época, a Victor Entertainment. Pouco tempo depois o baterista Masaaki Tano sai da banda por problemas de saúde, e em seu lugar entra Masashi Minato "Minato", o que a partir daí torna a formação definitiva da banda:
 
Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Yuuji Adachi "You"
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
Baterista: Masashi Minato "Minato"
 
Minato, Morrie, Crazy Cool Joe e You

Em 8 de Setembro de 1987, a banda lançou o álbum Ghost of Romance, o álbum mais famoso da carreira da banda, tendo entrado na ocasião no Ranking de 14º na Oricon, um órgão responsável pela estatística de venda de singles, álbuns e DVD's no Japão, que acontece desde 1967.
 
Ghost of Romance

Em Outubro de 1987, Morrie saiu na capa da famosa revista de rock Rockin'f.
 

Em 21 de Maio de 1988 eles lançam o seu terceiro álbum, Shambara. Em 1 de Setembro o mesmo álbum foi lançado nos Estados Unidos, o qual recebeu boas criticas.
 

Em 16 de Dezembro de 1988, eles lançaram o primeiro major single (singles modernos lançados em CD), Blue Vices.
 

Também em Dezembro de 1988 eles lançaram o seu primeiro VHS, gravado em 24 de Setembro no Shibuya Public Hall, chamado Psychoscape. Nesse show eles tiveram a participação do tecladista Takahiro Fujiyama, ex-membro da banda X-Ray.
 

Clipes como Danse Macabre e Blue Vices chegaram a passar na MTV americana, no programa de músicas de heavy metal, Headbangers Ball. Posteriormente o clipe da música I Want Your Love também passou na emissora.
 
1989 começou com a assinatura de contrato com a grande gravadora japonesa Bgm Japan. Logo após isso, a banda viajou para Londres, Inglaterra, para compor músicas e ir atrás de material visual para seus clipes. Nesse meio tempo, eles receberam a visita do baterista Yoshiki da banda X Japan, que estava gravando um clipe em Paris.
 

Em 9 de Julho eles realizaram um show no Shinjuku Loft chamado Standing Convertion Gig, aonde muitas músicas novas foram tocadas. No dia 21 do mesmo mês lançou seu segundo major single chamado So Sweet So Lonely.

Nessa época seu estilo musical se modificou, com músicas mais leves do que as anteriores.
Em 21 de Setembro de 1989 eles lançaram o seu quarto álbum, Zero. Eles fizeram apresentações e uma turnê, entre Outubro e Novembro, com músicas do disco.
 
   

Nessa época a fama da banda era tão grande que sua exposição era grande na televisão.
No final de 1989 eles gravam o seu segundo VHS chamado Hyper. D no Hibiya Yagai Ongakudou.
Em 21 de Janeiro de 1990, depois de um show no Nakano Sun Plaza, Minato deixa a banda, e com isso os membros decidem se separar.

A banda foi responsável por influenciar vários músicos que posteriormente fizeram parte de bandas de sucesso, como Hyde do L'Arc~En~Ciel, Sugizo do Luna Sea, Hiro do La'cryma Christi, entre muitos outros. Foram uma influencia muito forte para o estilo Visual Kei que se tornaria famoso no Japão a partir da década de 1990. Além disso, seu produtor musical Hajime Okano, que foi responsável por produzir vários álbuns de sucesso da banda, posteriormente, também produziu álbuns de bandas como Janne da Aarc, L'Arc~En~Ciel, La'cryma Christi e Mucc, ambas do cenário Visual Kei.

Em 21 de Julho de 1990 lançou uma coletânea com dois Álbuns ao vivo com os maiores sucessos da banda, chamado Dead End.

Em 21 de Maio 1995 eles lançaram dois álbuns ao vivo, Dead End - Live Act - 1 -, e Dead End - Live Act - 2 -.

Em 21 de Junho de 1997 eles lançaram uma coletânea chamada All In One.

Em 26 de Janeiro 2005 a banda lançou uma coletânea com CD e DVD, chamada Infinity.

Morrie chegou a seguir carreira solo no início dos anos de 1990, lançando 3 álbuns, mas depois se afastou da carreira artística.
 
Em 2006, Morrie formou uma banda com o baixista do L'Arc~En~Ciel, chamada Creature Creature, com a seguinte formação:
   
Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Minoru Kojima "Minoru"
Baixista: Tetsuya Ogawa "Tetsu"
 
Creature Creature

O guitarrista You criou uma banda chamada Goat Core, além de ter trabalhado com o ex-vocalista do Luna Sea, Ryuichi Kawamura. Em 2005 lançou um álbum solo chamado You's Alien.
 
Já Crazy Cool Joe acabou ingressando em 1991 a banda The Silver Doggs, e em 1998 a banda P.A.F., de Nobuo Yamada e Pata. De 1998 à 2000, deu suporte ao vivo a cantora Nanase Aikawa, e em 1999 a banda Machine.

O baterista Minato deu suporte em estúdio a várias bandas, como Glay, Smap, Fake? e Chage And Aska.

Em 3 Julho de 2009, depois de 20 anos separados, anunciaram sua volta, que foi no dia 15 de Agosto no show Jack In The Box 2009 Summer no Makuhari Messe.
 
You, Minato, Crazy Cool Joe e Morrie

Em 1 de Outubro eles anunciaram um novo álbum, com data de lançamento para 11 de Novembro, pela lendária gravadora Danger Crue Records, chamado Metamorphosis.
 

Também foi lançado uma versão remasterizado do álbum Dead Line (também disponível em uma edição limitada que incluia um DVD de um show em Janeiro de 1987 no Osaka Mainichi Hall), além de álbuns de Ghost of Romance e Shambara, e as reedições dos álbuns Zero e Dead End em Blu-Spec CD, ambos em Dezembro de 2009, todos com músicas bônus.

Eles passaram a realizar shows que esgotavam os ingressos, como o de 17 de Novembro em Osaka Big Cat, e o de 20 de Novembro em Shibuya-Ax, sendo esse último sem a participação de Minato, que novamente deixou a banda.

O baterista Minato, posteriormente, começou a participar em shows dom Shinya Yamada do Luna Sea, e mais tarde dando suporte à Kei Yamazaki do Venomstrip.

Em 20 de Março de 2010, a banda participou do segundo dia de show do 30º aniversário da lendária casa de shows Meguro Rokumeikan, chamado Legend of Rock May Kan, no Jcb Hall, ao lado das bandas D'Erlanger e 44Magnum.
 
Em 22 de Março, eles começaram a se apresentaram no show Third Devout em Namba Hatch em Osaka, o terceiro de uma série de shows que a banda participou, intitulado Four Wizards Night-Crawling, ao lado das bandas Gastunk, Pay Money to My Pain e Cocobat.
 
Crazy Cool Joe, Morrie e You

Em Agosto, se apresentaram no Rock In Japan Festival 2010 no Hitachi Seaside Park, e no show Jack In The Vox Summer 2010, no qual havia participado no ano anterior.
De 22 de Janeiro à 8 de Fevereiro o Dead End deu suporte a banda Acid Black Cherry, na turnê Zepp.

Em 8 de Agosto de 2011, eles participaram de um show beneficente chamado Fourth Devour em Shibuya O-East, ao lado das bandas Pay Money To My Pain e Lynch. Todo o dinheiro arrecado foi doado para as vítimas do terremoto e tsunami de Touhoku de 2011.

Em Outubro eles realizaram uma turnê de 3 dias chamada Death Ace 2011, com o show final no Shibuya O-West em 13 de Outubro, o qual foi transmitido mundial por Ustream.
 
Dead End

Em 23 de Outubro eles tocaram no V-Rock Festival '11 realizado no Sitama Super Arena.

Em 9 de Novembro, a banda lançou seu primeiro single em mais de vinte anos, chamado "Conception". Uma série de 3 meses de lançamentos consecutivos.
O segundo single, Final Feast foi lançado em 14 de Dezembro, e o terceiro, Yume Oni Uta, lançado em 11 de Janeiro de 2012.

No dia do lançamento do terceiro single, Dead End anunciou que seu sexto álbum de estúdio Dream Demon Analyzer, seria lançado em Março, e que a banda faria uma turnê nacional, que encerrou em 2 de Maio no Akasaka Blitz.

Em 16 de Setembro, a banda realizou um show intitulado Kaosmoscape no Shibuya Public Hall, para comemorar o 25º aniversário do maior álbum de sua carreira: Ghost of Romance.

O DVD do show foi lançado em 12 de Dezembro de 2012.
 


Em 4 de Setembro de 2013 foi lançado um álbum em tributo à banda, chamado Dead End Tribute - Song of Lunatics, com a participação de músicos como Yasu (Janne da Arc), Hyde (L'Arc~En~Ciel), Ryuichi (Luna Sea), Eiki (Siam Shade), Sugizo (Luna Sea, X Japan), Tetsuya (L'Arc~En~Ciel), Shinya (Dir En Grey), Hiro (La'Cryma Christi), entre outros.
 

Curiosidades

O baixista Crazy Cool Joe é creditado erroneamente em muitos sites como Tadashi, quando na verdade é Masashi. Isso se deve à um erro de romanização (romaji) de seu nome 正志, que os mesmos kanjis podem também significar Tadashi.

Membros

1° Formação (1985)

Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Takahiro Kagawa
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
Baterista: Masaaki Tano

4° Formação (2009)

Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Yuuji Adachi "You"
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
Baterista: Masashi Minato "Minato"
2° Formação (1986)

Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Yuuji Adachi "You"
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
Baterista: Masaaki Tano

5° Formação (2009)

Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Yuuji Adachi "You"
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
3° Formação (1987)

Vocalista: Motoyuki Ootsuka "Morrie"
Guitarrista: Yuuji Adachi "You"
Baixista: Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe"
Baterista: Masashi Minato "Minato"

Trajetória

Motoyuki Ootsuka "Morrie": The Wild -> Liar -> Dead End -> Creature Creature -> Dead End
Yuuji Adachi "You": Steeler -> Cry -> Terra Rosa -> Jesus -> Terra Rosa -> Dead End -> Goat Core -> Dead End
Masashi Masumoto "Crazy Cool Joe": Liar -> Rajas -> Dead End -> The Silver Doggs -> Groove Master -> Machine - P.A.F. -> The Silver Doggs -> Dead End
Masashi Minato "Minato": Saber Tiger -> Red -> T.n.t. -> Saber Tiger -> Dead End -> Rael -> 6-/40 -> Optical 8 -> Fore -> 12oz -> A -> Dead End
Takahiro Kagawa: Liar - Dead End -> The Wilard
Masaaki Tano: Terra Rosa -> Swat -> Dead End -> Mardigras
 
Discografia
Replica (19.06.1986)
Membros
01 - Replica




 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masaaki Tano (Ba.)
 


Worst Song (1986)
Membros
(Lado A)
01 - Worst Song (G: Yuuji Adachi)

(Lado B)
02 - Worst Song (G: Takahiro Kagawa)
 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masaaki Tano (Ba.)
 

 
Replica / Worst Song (1986)
Membros
(Lado A)
01 - Replica
(Lado B)
02 - Worst Song (G: Takahiro Kagawa)
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masaaki Tano (Ba.)
 
 
 
 
Dead Line (1986)
Membros
01 - Spider In The Brain
02 - Frenzy
03 - Back In The Shadows
04 - The Awakening
05 - Sacrifice of The Vision
06 - Definitive Urge
07 - Perfume of Violence
08 - Beyond The Reincarnation
09 - Replica
10 - Worst Song
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masaaki Tano (Ba.)
 


Grave of The Shadow (1987)
Membros
01 - Grave of The Shadow
 
 
 
 
 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Ghost of Romance (08.09.1987)
Membros
01 - Dance Macabre
02 - The Damned Thing
03 - Phantom Nation
04 - The Godsend
05 - Decoy
06 - The Red Moon Calls Insanity
07 - Dead Man's Rock
08 - Skeleton Circus
09 - Song of a Lunatic
 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Shambara (21.05.1988)
Membros
01 - Embryo Burning
02 - Junk
03 - Night Song
04 - Serpent Silver
05 - Psychomania
06 - Luna Madness
07 - Blind Boy Project
08 - Blood Music
09 - Heaven
10 - I Can Hear The Rain
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Blue Vices (16.12.1988)
Membros
01 - Blue Vices
02 - Wire Dancer





Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



So Sweet So Lonely (21.07.1989)
Membros
01 - So Sweet So Lonely
02 - I'm In a Coma




 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Zero (21.09.1989)
Membros
01 - I Want Your Love
02 - Sleep In The Sky
03 - Baby Blue
04 - So Sweet So Lonely
05 - Crash 49
06 - Trickster
07 - Hyper Desire
08 - Promised Land
09 - I Spy
10 - I'm In a Coma
11 - Serafine
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Good Morning Satellite (21.04.1990)
Membros
01 - Good Morning Satellite
02 - Genshi no Kakera
 
 
 
 
 
 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Dead End (21.07.1990)
Membros
(Disco 1)
01 - So Sweet So Lonely
02 - I Want Your Love
03 - Baby Blue
04 - Sleep In The Sky
05 - Promised Land
06 - Good Morning Satellite
07 - Crash 49
08 - Trickstar
09 - Hyper Desire
10 - Serafine
(Disco 2)
01 - Embryo Burning
02 - I Can Hear The Rain
03 - Blood Music
04 - Phychomania
05 - Decoy
06 - Godsend
07 - Wire Dancer
08 - Night Song
09 - Junk
10 - I Spy
11 - Dead Man's Rock
12 - Phantom Nation
13 - Song of a Lunatic 
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 














Dead End - Live Act - 1 - (21.05.1995)
Membros
01 - So Sweet So Lonely
02 - I Want Your Love
03 - Baby Blue
04 - Sleep In The Sky
05 - Promised Land
06 - Good Morning Satellite
07 - Crash 49
08 - Trickstar
09 - Hyper Desire
10 - Serafine
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 



Dead End - Live Act - 2 - (21.05.1995)
Membros
01 - Embryo Burning
02 - I Can Hear The Rain
03 - Blood Music
04 - Phychomania
05 - Decoy
06 - Godsend
07 - Wire Dancer
08 - Night Song
09 - Junk
10 - I Spy
11 - Dead Man's Rock
12 - Phantom Nation
13 - Song of a Lunatic
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 




All In One (21.06.1997)
Membros
01 - Spider In The Brain
02 - Perfume of Violence
03 - Replica
04 - Worst Song
05 - Dance Macabre
06 - The Red Moon Calls Insanity
07 - Song of Lunatic
08 - Embryo Burning
09 - Blood Music
10 - I Can Hear The Rain
11 - Blue Vices
12 - I Want Your Love
13 - So Sweet So Lonely
14 - Serafine
15 - Good Morning Satellite
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 






Infinity (26.01.2005)
Membros
(CD)
01 - Spider In The Brain
02 - Perfume of Violence
03 - Dance Macabre
04 - Phantom Mation
05 - Dead Man's Rock
06 - Song of Lunatic
07 - Embryo Burning
08 - Pschomania
09 - I Can Hear The Rain
10 - Heaven
11 - Blue Vices
12 - I Want Your Love
13 - Baby Blue
14 - I'm In a Coma
15 - Serfine
16 - Wire Dancer (Live Version)
(Live Eizou - 1987) (DVD)
01 - Dance Macabre
02 - Skelton Circus
03 - Decoy
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 












Conception (09.11.2009)
Membros
01 - Conception
02 - Kiss Me

(DVD)

01 - Conception (Music Clip)



Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 





Metamorphosis (11.11.2009)
Membros
01 - Matenrou Game
02 - Dress Burning
03 - Telepathy
04 - Devil Sleep
05 - Kamisaru
06 - Giji Venus
07 - Princess
08 - Guillotine
09 - Kill Me Baby
10 - Meigou
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)
 





Final Feast (14.12.2012)
Membros
01 - Final Feast
02 - Blackout







Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
 





Yume Oni Uta (07.03.2012)
Membros
01 - Yume Oni Uta
02 - Jigoku no Kisetsu







Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
 





Dream Demon Analyzer (07.03.2012)
Membros
01 - Shuishoujuu (Crystal Beast)
02 - Conception
03 - Sss
04 - Calamity
05 - Seiren
06 - Angel
07 - Kyomu wo Koete
08 - Yume Oni Uta
09 - Final Feast
10 - No Man's Dream
11 - Deep -Ryuusei Hakusho-
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
 





VHS's e DVD's
Psychoscape (12.1988)
Membros
01 - Embryo Burning
02 - Perfume of Violence
03 - Psychomania
04 - I Can Hear The Rain
05 - Junk
06 - Blood Music
07 - Night Song
08 - Phantom Nation
09 - Song of a Lunatic




Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)

 
 
 
 
 
 
Hyper D. (1989)
Membros
01 - Blood Muaic
02 - Sleep In The Sky
03 - Crash 49
04 - Baby Blue
05 - Trickstar
06 - Serafine
07 - Wire Dancer
08 - Blue Vices
09 - Sacrifice of The Vision
10 - Hyper Desire
11 - I Want Your Love
12 - So Sweet So Lonely
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)
Masashi Minato (Ba.)

 
 
 
 
25th Anniversary LIVE Kaosmoscape (12.12.2012)
Membros
01 - Introduction
02 - Suishoujuu
03 - Dress Bruning
04 - Jigoku no Kisetsu
05 - Danse macabre
06 - I Want Your Love
07 - Psychomania
08 - Matenrou Game
09 - Guillotine
10 - Yume Oni Uta
11 - Blood Music
12 - Promised Land
13 - I'm In a Coma
14 - Serafine
15 - Beyond The Reincarnation
16 - Night Song
17 - Embryo Burning
18 - Phantom Nation
19 - Calamity
20 - Blackout
21 - Conception
22 - Seiren
23 - Sss
24 - [Encore 1] Meigou
25 - [Encore 2] Good Morning Satellite
26 - [Encore 2] Back In The Shadow
27 - [Encore 2] Spider In The Brain
28 - [Encore 2] Devil Sleep
Motoyuki Ootsuka (Vo.)
Yuuji Adachi (G.)
Masashi Masumoto (B.)

 
 
 
 

CD's Em Que Participou

- Shoot The Guitarist - 02.05.1990
- Psychical Island - 21.09.1990
- Ignorance - 21.11.1990
- Romantic na, Amarini Romantic na - 21.04.1992
- Kage no Kyouen - 21.01.1995
- Legends of Japanese Heavy Metal 80's - 26.09.2003
- Legends of Japanese Heavy Metal 80's Vol.2 - 25.02.2004
- Rock Nippon - Rolly Selection - 24.07.2007
- Rock And Read 029 - 02.2010
- Dead End Tirbute - Song of Lunatics - 04.09.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página